sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sequência didática como base o texto gerador




O primeiro Beijo - Autora Clarice Lispector
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – 9ºANO
CONTEXTO: Construir argumentos pertinentes  ao tema é o nó que muitos dos alunos encontram. Ainda encontram dificuldades com vocabulário o que compromete o entendimento do texto e a construção dos argumentos para firmar seu ponto de vista.
COMP/HAB: Inferir tema ou assunto principal de texto com base em informações contidas no título; organizar episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica; inferir efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas.
Estabelecer relações lógicas discursivas marcadas por conjunções ou  advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar essa relação.
CONTEÚDOS: Leitura e análise de texto narrativo.
TEXTO: Meu Primeiro Beijo
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
  (BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977)
TEMPO: 6 aulas
SONDAGEM INICIAL:
Atividade1 - ORALIDADE:
Análise do título;
Encaminhamento de questões (quem já beijou?)
Intertextualidade (reconhecimento de filme, livro ou texto que fale do mesmo assunto, texto de Clarice Lispector: O Primeiro Beijo).
Levantamento de hipóteses sobre o texto.
Atividade 2. – LEITURA COMPARTILHADA
Primeiras impressões
Esclarecimento de vocabulário
Confirmação das hipóteses
Você indicaria essa leitura?
Atividade 3 – ENTENDIMENTO DO TEXTO
Identifique o assunto principal do texto.
Como foi o primeiro beijo da personagem?
Qual a explicação que Paracelso deu a respeito do beijo?
Atividade 4 – PESQUISA EM GRUPO
Pesquise em dicionários ou na SAI: termos científicos empregados no texto.
Atividade 5 – REESCRITA DE TEXTO
1.    Ainda em grupos procurem compreender a lógica do rapaz ao usar esses termos reescrevendo o texto e  substituindo o vocabulário.
Atividade 6 – SEQUÊNCIA DO TEXTO
1.    Enumere as sentenças de acordo com a sequência lógica do texto
 (   ) Declaração de amor
(   ) Explicação sobre o beijo
      (   ) Como, onde e com quem foi o primeiro beijo
      (   ) A ação e reação sobre o beijo
      (   ) Momento do beijo
      (   ) Explicação sobre o beijo
 Atividade 7 – INTERTEXTUALIDADE
Pedir para trazerem filmes, letra de música ou outros textos que tenham o mesmo tema.
Atividade leitura e comparação.
Atividade 8 – AVALIAÇÃO
Produção escrita: Artigo de opinião sobre o tema: “Namorar ou ficar: eis a questão!”
Troca de produção para revisão, reescrita e exposição oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário