quinta-feira, 6 de junho de 2013

A leitura dos quadrinhos

RAMOS, Paulo

Anteriormente a leitura em quadrinhos não era bem-vinda à sala de aula, mas isso foi se modificando paulatinamente o que nos leva hoje termos os quadrinhos em vestibulares, livros clássicos, PCNs .

“A leitura de que os quadrinhos constituem uma linguagem autônoma é compartilhada com outros autores, caso de Cirne (1970), Eisner (1989), Acevedo (1990) e Eco (1993).”

“Ler quadrinhos é ler sua linguagem. Dominá-la, mesmo que em seus conceitos mais básicos, é condição para a plena compreensão da história e para a aplicação dos quadrinhos em sala de aula e em pesquisas científicas sobre o assunto.”

“Vergueiro vai mais além: fala da necessidade de uma alfabetização na área, de modo a melhor compreendê-la, assim como se fala em (alfabetização digital) neste início de século XXI.”

Este trabalho é norteado pela interdependência entre as habilidades de leitura bem como a compreensão do texto; aperfeiçoamento da redação para o domínio da expressão, através da convivência com os livros.
Estas habilidades estão ligadas a outras como: ouvir e falar da linguagem oral.
Ela oferece ao educando uma perspectiva da história literária, vista no contexto cultural do Brasil e há a possibilidade com relações a outras atividades de gêneros, mas também quanto à épocas,trazendo fatos para a realidade do nosso dia a dia.

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