quarta-feira, 5 de junho de 2013

Instruir ou Educar?



Segundo o argumento de Alfonso Milagre no livro: ”Os cinco minutos de Deus”:
No universo, encontramos um equilíbrio; no homem sofremos um desequilíbrio. O universo mantém um equilíbrio sujeito às leis assinaladas pelo Criador; sem esse equilíbrio sobreviveria o caos e a autodestruição, não só do mundo, mas também do próprio homem.
Pelo abuso de sua liberdade, o homem pode alterar seu equilíbrio íntimo;desta forma pode chegar a sair fora da órbita. O homem altera o equilíbrio; ao invés de ser irmão de todos os homens e senhor de todas as coisas, por sua ambição e seu egocentrismo quer ser dono dos homens e se torna escravo das coisas, que chegam a dominá-lo.
Assim é o homem: por seu afã de possuir, deixa de esforçar-se por ser; o homem fica reduzido, sem identidade própria. Só se voltar a ocupar o lugar que Deus lhe assinalou poderá o homem restabelecer o equilíbrio.
Contudo se torna mais fácil ensinar do que educar. Para ensinar você só precisa saber, mas para educar você precisa ser específico no assunto que será abordado, logo algo que pretenda seja resolvido, explicitado, argumentado e questionado com a participação ativa da família; enquanto que educar é surpreender os alunos com motivos que os levem a novos significados.
Sabemos que a realidade faz com que os pais deixem seus filhos nas escolas por necessidade de trabalharem para sustentarem sua família e têm consciência de que a única coisa que ninguem pode tirar de seu filho é o conhecimento, o que torna o professor premiado quando esses alunos se dedicam a aprender e a desenvolver situações onde pode ver que seus sonhos devem tornar-se realidade, mas concretizados de que em seu coração não haverá duvidas  para uma vida de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário